WEBINÁRIOS

Os webinários acontecem das 10h às 12h e são feitos no formato entrevista
e sessão de perguntas e respostas, para que  participantes possam ter oportunidade de tirar dúvidas e aprofundar nos temas de maior interesse. A cada dia um projeto diferente será apresentado por seu representante. Além do mediador convidado, também teremos a contribuição de Antônio Zayek (ex-diretor de Meio Ambiente de Anápolis) em todos os encontros. Confira a programação:

02/08

Ecovila Santa Branca

Antonio Zayek

Cofundador da Ecovila Santa Branca.

Fundada em 2004, com o objetivo de prover espaço de moradia e interação no espaço considerando a definição de sustentabilidade em atender as necessidades atuais sem comprometer o futuro e ainda deixando um impacto positivo no meio ambiente. São 335 de lotes (privativos) com área de 1.500 a 4.500m², além de áreas comuns com viveiro de plantas nativas e medicinais, área de gestão de resíduos, área para processamento e armazenamento de materiais, área de lazer, ciclovias, florestas temáticas e labirinto para meditação.

03/08

Usina Fotovoltaica Urbana – UniEvengélica

Lúcio Boggian

Diretor Administrativo da Associação Educacional Evangélica.
O Estacionamento Solar da UniEvangélica, cujo projeto é objeto da direção da Universidade desde 2011, tornou-se possível a partir de uma chamada pública da companhia de distribuição elétrica do estado de Goiás, que selecionou projetos de eficiência energética para apoiar. Desde sua implantação, a energia gerada pela usina instalada nas placas de proteção do estacionamento evitou a queima de mais de 4 milhões de toneladas de dióxido de carbono e atende 80% da demanda do campus.

04/08

Pró Água

Thiago Freitas Vitorino

Assessor Técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano da Prefeitura de Anápolis.
Programa que tem como objetivo reflorestar o município de Anápolis, além de recuperar nascentes e Áreas de Proteção Permanente (APP) na região do Ribeirão Piancó. Em apenas dois anos, mais de 250 mil mudas de árvores típicas do Cerrado já foram plantadas na zona urbana e rural da cidade.

05/08

Aterro Sanitário

Yan Castro

Diretor de Limpeza Urbana da Prefeitura de Anápolis.
Em funcionamento desde 2015, o aterro sanitário de Anápolis atende também a outras três cidades próximas: Ouro Verde, Campo Limpo de Goiás e Terezópolis de Goiás. O modelo foi proposto num acordo pelo Ministério Público para que Anápolis recebesse os resíduos dos municípios vizinhos que se comportam como grandes geradores. “Funciona como se essas cidades fossem grandes empresas que disponibilizam os resíduos em nosso aterro. Elas pagam por esse resíduo, é um tipo de crédito. Elas estipulam o quanto de toneladas vão usar e pagam com antecedência”, explica Yan.

06/08

Pomar Urbano
Ane Emanoela Marinho Cavalcantes
Assessora da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Anápolis.
O Pomar Urbano de Anápolis surgiu com o objetivo de atrair insetos polinizadores e ao mesmo tempo criar um espaço de interação e reconhecimento da cultura local e da natureza. “As abelhas estão desaparecendo e essa é uma forma de atraí-las. Além do mais, pensamos também numa forma de fazer um resgate cultural com a população, já que muitos nem conhecem determinadas frutas”. Em uma ação de parceria, as mudas são oriundas dos viveiros municipais, mas plantadas com o apoio do Grupo de Proteção Ambiental (GPA) e outros voluntários.